terça-feira, 1 de maio de 2012

Óleos vegetais

   Sabe quando você está lendo uma receita e lá vem aquele "óleo de gergelim" na lista de ingredientes?
A gente fica logo com vontade de substituir né? "soja é a mesma coisa..." é, pode ser que em alguns casos seja mesmo, mas como é que nós vamos saber?
   Fazendo uma pesquisa do curso de Gastronomia, descobri algumas coisas muito interessantes sobre o segundo ingrediente mais importante da cozinha ( o sal é o número 1 da minha lista). Seguem as informações mais relevantes:

Soja:
Esse é utilizado principalmente para frituras, pois confere leveza aos alimentos sem que eles fiquem “encharcados”. O óleo de soja ainda é muito requisitado na cozinha profissional, devido ao seu baixo custo e pela neutralidade de sabor, ou seja, não interfere nos demais sabores.

Girassol:
Ele pode ser consumido a frio, com molhos, em temperos de saladas ou em maioneses. Esse óleo é visto como uma alternativa saudável e é indicado na dieta para pessoas que visem a redução do colesterol. O óleo de girassol é mais leve que o de soja, mas o uso é praticamente o mesmo.

Milho:
Pode ser usado na preparação de pratos e temperos de saladas, assim como o óleos de soja e de girassol. Suporta um temperatura mais alta do que o óleo de girassol. Possui menos colesterol que o óleo de soja.

Amendoim:
Ele tem diversas aplicações, como na indústria cosmética e de sabões. Na alimentação, pode ser usado para saladas, preparações sofisticadas (principalmente nas comidas asiáticas) e, especialmente, para frituras, pois tem alto ponto de fumaça, que gira em torno de 230°C. Pode ser utilizado como substituto ao azeite de oliva.

Gergelim: 
Na alimentação, ele é muito utilizado na cozinha oriental, pois possui um sabor particular que concede sabor característico aos pratos. O óleo de gergelim deve ser usado com cautela, pois seu sabor é muito forte e pode acabar com qualquer preparação se usado em exagero.

Linhaça:
Devido a um sabor amargo característico, é muito indicado para saladas e pratos frios. O óleo possui alta sensibilidade. Por isso, para cozimentos, não deve ser usado em temperaturas muito altas.

O mais importante deu pra notar: alguns influenciam no sabor, outros não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário